quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Peixe de Gelo


“Peixe de gelo” é o nome popular deste curioso animal, que pertence a subordemNotothenioidei e que vive nas profundezas geladas do mar da Antártida. Seu nome correto éChannichthyidae e como a esta altura você já pode imaginar, ele é transparente.
O sangue deste animal incomum é transparente porque ele não possui hemoglobina. Seu metabolismo se baseia apenas no oxigênio dissolvido no sangue líquido, que se acredita, é absorvido diretamente da água pela pele do animal. Isso só funciona porque a água pode dissolver mais oxigênio quando ela está fria.  Nas cinco espécies conhecidas de peixes de gelo, o gene para a mioglobina nos músculos não existe, deixando os núcleos das fibras com tom branco ao invés do rosa, encontrado na maioria dos peixes.
A ciência conhece apenas 16 espécies de peixes que não possuem hemoglobina. Acredita-se que este tipo de animal perdeu gradativamente a hemoglobina há cerca de 55 milhões de anos, adaptando-se totalmente ao ambiente hostil no qual habita. Isso faz deles as primeiríssimas vítimas, caso a água dos oceanos esquentem.
O animal só vive em condições anormalmente geladas, e ele nunca congela. O peixe não congela porque possui uma glicoproteína anticongelante circulando pelo corpo.
Embora os peixes da subordem Notothenioidei sejam os únicos conhecidos que não possuem hemoglobina, existem outros peixes transparentes. Alguns deles são peixes ornamentais e inclusive, nativos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário